Entrevista Sócio-Diretor da Delivoro Rodrigo D. Malara

logo-delivoro

Rodrigo Malara é Engenheiro de Computação formado pela Universidade Federal de São Carlos com mestrado em Computação pela USP São Carlos. Também é coordenador dos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação do Centro Universitário de Araraquara desde 2003 e atua com o desenvolvimento de sistemas desde 1999, tendo desenvolvido soluções para empresa como HP Enterprise Services e Nortel Networks.

Atualmente atua como lider de engenharia e diretor de operações da Delivoro e conta um pouco mais sobre a trajetória da empresa que foi pioneira da criação de um sistema integrado de vendas pela internet e gerenciamento para deliveries.

1) Me conta um pouco mais sobre como surgiu a Delivoro.

Eu e o Paulo Zacchelo, meu sócio, estavamos trabalhando para a HP em 2010 e percebemos que nos EUA estava se tornando bem comum a venda de refeições pela Internet. No Brasil havia apenas uma empresa prestando esse serviço e achamos que era uma boa oportunidade de negócio e decidimos criar o Gourmex.com, com várias inovações que não estavam presentes nos concorrentes.

Depois de algum tempo desenvolvendo, lançamos o Gourmex em 2011, um portal de delivery. A primeira cidade foi Sorocaba e depois Araraquara, Londrina e Belém do Pará. Conversando com nossos clientes percebemos que eles gostariam de ter seu site individual com vendas pela Internet então fundamos a Delivoro (www.delivoro.com.br) em que o lojista passaria a ter seu site individual para divulgar para os seus clientes e a ideia deu certo. Devido solicitações dos clientes fomos incorporando mais funcionalidades como pagamento online com cartão e transferência bancária, sistema completo de impressão de pedidos, controle de fluxo de caixa, controle de estoque, relatórios gerenciais, controle de pagamentos a entregadores, pedidos via balcão e disk, controle de mesas, e-mail marketing, promoções com descontos calculados pelo sistema.

Com a experiência adquirida em comércio eletrônico e pagamentos online fundamos também o gmxCheckout, uma plataforma de pagamentos para produtores de conteúdo digital.

Acabamos de lançar o aplicativo nas três plataformas e um plano mais simples para quem está começando a vender pela Internet.

2) E como vocês tem se saído atualmente no atual cenário econômico ?

A nossa percepção é que o mercado de delivery passa por um momento difícil. Nossos clientes trabalham com margens baixas e com uma economia desfavorável o desafio é ainda maior para todos. Ainda somos uma empresa pequena e no momento estamos investindo em funcionalidades para poder enfrentar a concorrência e aumentar o poder de ação dos nossos clientes com uma ferramenta integrada de vendas e gestão com website e aplicativo nas plataformas Android, IOS e Windows Phone.

3) Quais as tecnologias que vocês usam ?

Trabalhamos com a tecnologia Java e frameworks de mercado. Atualmente nossa infraestrutura roda com 11 servidores na Amazon AWS em Linux nos servidores.

4) Quais são os planos da Delivoro para o futuro ?

Já começamos a trabalhar na emissão de notas fiscais usando nossa plataforma (eSAT e CF-e) e em monitores para as áreas de produção para visualizar os pedidos e marcarem como produzidos. A idéia é ter uma solução completa para deliveries de forma que não precisem de outro sistema.

Também estamos estabelecendo parceria com uma agência de publicidade para prestar serviços para os nossos clientes focada em mídia digital e redes sociais.

5) Você teria alguma dica para compartilhar com os proprietários de deliveries e empresários ?

Ser empresário hoje em dia é um desafio, principalmente para quem está começando e também pode ser muito gratificante. Acredito que todo empresário é um pouco visionário e gosta de ver suas ideias sendo colocadas em prática. Para ganhar mercado e crescer é preciso investir em estratégias de venda e eficiência operacional e uma plataforma unificada de vendas pela internet pode ajudar muito a simplificar o atendimento permitindo direcionar melhor os esforços.

Sistema Delivoro