O que é NFC-e – Nota Fiscal ao Consumidor eletrônica

NFC-e significa Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica, uma das opções e provável sucessora do Cupom Fiscal gerado pela Emissora de Cupom Fiscal (ECF), utilizada pelos mais variados estabelecimentos comerciais do país.

A NFC-e permite a integração e a comunicação em tempo real com as Secretarias da Fazenda estaduais (SEFAZ) para o registro de cada venda e emissão do DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) NFC-e conforme exemplo abaixo.

 

NFC-e - Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica

NFC-e – Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica

O código de barras bidimensional, também conhecido como QR-Code, permite o contribuinte consultar o cupom fiscal emitido diretamente no site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) estadual, utilizando smartphones com câmera mediante o uso de aplicativo específico para a leitura do QR-Code.

Abaixo seguem algumas características das NFC-e:

  • Redução de custos pois dispensa a aquisição de ECFs e demais equipamentos especializados
  • Simplificação nas obrigações acessórias como a Redução Z, Mapa de Caixas e Lacração
  • Podem ser impressas em impressoras laser, a jato de tinta e térmicas
  • Permite o uso de um papel com menor exigência do tempo de guarda
  • Possui um maior apelo Ecológico
  • Facilita a expansão dos negócios sem a necessidade de investir em mais equipamentos
  • Segurança quanto a autenticidade e validade da transação comercial
  • O credenciamento é online

Seguem os estados que já disponibilizam os uso da NFC-e: Acre, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso,  Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo e Sergipe. Mais informações sobre a NFC-e também podem ser encontradas em http://nfce.encat.org/.

Entre em contato conosco e saiba como seu negócio pode se beneficiar de um sistema de gestão integrado com vendas através da internet e aplicativos e com toda infraestrutura computacional. O seu negócio agradece !

 

One Comment
  1. Como a NFC-e funciona – Delivoro

    […] Empresa constituída com CNPJ ativo nos estados em que a NFC-e já foi implementada (veja nosso outro post no blog clicando aqui) […]

Comments are closed.